<

PROJETOS

SEGMENTAÇÃO DE IMAGEM




O sensoriamento remoto é um conjunto de métodos de captação de informações dos fenômenos e feições terrestres, por meio de sensores, sem contato direto, sendo indispensáveis as metodologias e técnicas de armazenamento, tratamento, análise e interpretação destas informações. Uma das ferramentas de análise é o agrupamento que pode ser compreendido como uma técnica de reconhecimento de padrões representados em uma imagem com vários espectros, através do agrupamento de pixels semelhantes que pertençam ao mesmo grupo.

Sistema Autônomo Inteligente para Veículos Aéreos Não Tripulados




A fronteira oeste tem suas atividades econômicas centradas nos âmbitos agrícola e pecuária onde o monitoramento, controle e mapeamento tornam-se onerosos por conta da sua extensão territorial. Nesse sentido, o uso de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) surge como uma excelente alternativa, visto que são equipamentos de baixo custo operacional e possuem uma vasta gama de funcionalidades. Contudo, um VANT para fins comerciais tem um alto custo de aquisição e seu manuseio apresenta uma alta curva de aprendizado. Devido a extensão territorial das áreas de cultivo agrícola e da pecuária e a limitação dos métodos tradicionais de controle e pilotagem dos VANTs, faz-se necessário encontrar uma alternativa viável para lidar com essas questões.

Determinação do desempenho de tratores agrícolas em solos de várzea e desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis




O trator agrícola é uma máquina versátil, na qual permite movimentar e tracionar outras máquinas e implementos utilizados durante a realização das atividades a campo. Um dos maiores problemas refere-se ao desempenho do trator em operação, razão de grandes questionamentos entre agricultores e empresas fabricantes.

Estimativa das Perdas na Colheita Mecanizada de Arroz Irrigado em Função do Sistema de Trilha e Velocidade de Deslocamento




A colheita consiste na etapa final do processo produtivo sendo que as perdas devem ser mantidas dentro de padrões aceitáveis. A falta de conhecimento das características agronômicas da cultura e deficiência na regulagem das colhedoras, aliada a velocidade excessiva de deslocamento, são considerados os principais fatores responsáveis pelas perdas de grãos na lavoura orizícola.

Rede Geodésica




No que diz respeito a produção e análise de informações geográficas mais especificamente o banco de dados geodésicos o IBGE disponibiliza on-line as informações em forma de relatório no formato .pdf. No intuito de facilitar o acesso a essas informações este projeto tem como finalidade desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis (Android e iOS) para obter os dados referentes aos marcos geodésicos (RGB) por uma leitura de um código (QR-code).

Objetos de Aprendizagem para Ensino de Conteúdo




Objetos de Aprendizagem (OAs) caracteriza-se como qualquer recurso digital que possa ser reutilizado no suporte ao ensino e que possam colaborar para o desenvolvimento de uma conduta pedagógica que proporcione ao aluno maior interação com o objeto de estudo, auxiliando-o a vencer suas delimitações cognitivas.

Ambiente de Ensino para Lógica Heráclito




O ambiente de ensino para Lógica Heráclito é um Sistema Tutor Inteligente que visa auxiliar alunos e professores na resolução de exercícios. Para isso disponibiliza o Caderno Eletrônico LOGOS, o qual permite criar e editar fórmulas, tabelas-verdade e provas da dedução natural na Lógica Proposicional. Acessado via Web o ambiente é compatível com tablets, smartphones e PCs e atualmente vem sendo utilizado com alunos de graduação dos 1º e 2º semestres em currículos das áreas científicas e tecnológicas.