Apresentação
Assunto: Programação II
Apresentação do conteúdo programático, ementa, site, consulta nota, funcionamento da disciplina.
PythonEmenta: Introdução a estruturas de dados. Listas, filas, pilhas, deques e grafos. Introdução a complexidade algorítmica.
Metodologia: Os procedimentos utilizados centram-se na atividade reflexiva e interativa do aluno, resgatando suas
concepções através da ação reflexão - ação sobre o objeto do conhecimento. As atividades propostas são pautadas através de
situações problemas, pesquisa de campo, entrevistas/relato de experiências relacionadas à disciplina, estudos de caso, estudos de textos
e exposições dialogadas.
O Componente Curricular será desenvolvido de forma presencial onde serão realizadas atividades teóricas e práticas
que serão disponibilizadas no site pessoal do professor (www.rogerio.in).
As atividades serão realizadas aulas teóricas, expositivo-dialogadas, poderá haver exibição de vídeos, apresentações, com explanações e
discussões/debates sobre os conteúdos, permitindo a interação docente-discente. Também serão indicados e-books gratuitos, vídeo-aula ou os
disponíveis na Biblioteca Digital da Unipampa. Os conteúdos também serão trabalhados de forma assíncrona, a partir de vídeos e leituras
de capítulos de livro.
Para atendimento e comunicação com os discentes matriculados na componente será usado o E-mail institucional
(rogeriovargas@unipampa.edu.br). A frequência das atividade será dada durante a aula.
SOBRE DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM: Os materiais disponibilizados aos acadêmicos são exclusivamente para fins didáticos, sendo proibida
a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas das leis vigentes. Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados
devem ser devidamente referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio.
Somente poderão ser gravadas pelos alunos as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as
penas legais. É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor,
sem autorização específica para a finalidade pretendida. Os materiais disponibilizado pelo professor possuem licença de uso e distribuição
específica, sendo proibida a reprodução e distribuição do material cuja licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores
para o material de sua autoria.
Objetivo Geral: Capacitar o aluno a identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre as diferentes estruturas de dados existentes, tornando-o capaz de aplicá-las adequadamente.
Objetivos Específicos: Desenvolver estruturas de listas, filas, pilhas, deques. Representar e aplicar algoritmos em grafos utilizando representações baseadas em vetores e matrizes.
Avaliação do processo de ensino-aprendizagem: DAs avaliações serão em grupo e serão realizadas no horário da aula.
Uma nota final (NF), a avaliação do processo de ensino-aprendizagem deve ser processual, contínua e cumulativa, através de
avaliações diagnósticas, formativas e somativas. Avaliação diagnóstica: determinação da presença ou ausência de habilidades e/ou
pré-requisitos essenciais para o acompanhamento do conteúdo apresentado, através da observação dialogada com os alunos. Avaliação
formativa: aplicação de estudos dirigidos, correções de exercícios, revisão de temas aplicados, que possam fornecer feedback sobre
a qualidade do processo de ensino-aprendizagem do discente.
De caráter formativo, incidem sobre a avaliação os seguintes critérios para a atribuição de nota:
- 2 Trabalhos (T1 e T2), todas com peso 10,0.
A nota final será composta pela média das duas notas. Média (T1+T2)/2. Todo trabalho/avaliação solicitada que não tenha sido
entregue e apresentado pelo discente na data combinada, receberá a nota 0,00 (ZERO).
Plágio: Constitui-se plágio a cópia parcial ou integral de materiais impressos ou da internet, bem como a utilização de
ideias expostas nestes textos se não forem devidamente indicados o seu uso por citação expressa. O ambiente acadêmico é de criação,
de conhecimento e de constituição de autoria, e não de cópia. Assim, a todo trabalho plagiado será atribuída nota 0,0 (ZERO) e não
será permitido ao discente refazê-lo.
Será aprovado o aluno com nota maior ou igual a 6,0 e frequência maior ou igual 75%.
Atividades de Recuperação Preventiva do Processo de Ensino-Aprendizagem: Será oportunizado a realização de atividades
de recuperação para os alunos que não conseguirem acompanhar as atividades remotas no momento em que estiverem sendo desenvolvida. Os
alunos devem solicitar ao professor, via e-mail institucional, em até 72 horas, a recuperação da atividade semanal, evitando assim
prejuízos na construção do aprendizado. A solicitação é confirmada após a acusação do recebimento do e-mail pelo docente e o envio do
plano de atividades com prazo definido para entrega. O não cumprimento do plano de atividades de recuperação solicitada acarreta em
prejuízos na frequência e também na nota.
As atividades de recuperação preventiva do processo de ensino-aprendizagem visam permitir que o aluno recupere o conteúdo que
não foi internalizado durante as aulas.
O discente que faltar a uma das avaliações terá direito a realizar uma nova avaliação, deste que a falta seja devidamente
justificada, observando-se os critérios da Instituição.
O aluno com nota final (NF) inferior a seis (6,0) que apresente frequência igual ou superior à 75%, poderá realizar uma avaliação
(A) no final do semestre. Esta nota englobará todo o conteúdo visto na componente. Assim, a NF será definida como: NF = (T1+T2+A)/3.
O aluno deve atingir nota final (NF) igual ou maior que 6,0 e mínimo de 75% de frequência no componente curricular, para ser
aprovado.
Frequência: A nota final mínima para aprovação é 6,0, condicionada ao mínimo de 75% de frequência; as licenças e afastamentos discentes devem estar de acordo com as possibilidades elencadas na Resolução 29/2011 e na legislação vigente, conforme Ofício PROGRAD no 133/2019.
Assunto: Programação II
Apresentação do conteúdo programático, ementa, site, consulta nota, funcionamento da disciplina.
PythonAssunto: Básico de Python
Instalação do Python. Tipos de dados. Entrada/saída. Script.
Tipos de dadosAssunto: Python
Instalação do PIP. Mapas. Coordenadas.
MATERIAL I MATERIAL II MATERIAL IIIAssunto: Python
Instalação do PIP. Mapas. Coordenadas.
MATERIAL I MATERIAL II MATERIAL IIIAssunto: Python
Apresentação do Trabalho II. Mapas e distâncias.
MATERIAL DE APOIO CÓDIGO FONTEAssunto: Python
Geração de Relatórios com FPDF.
MATERIAL DE APOIO [1] MATERIAL DE APOIO [2]Básica:
Complementar: