Informática [2023.2]

Conteúdo

Encontro 2

Assunto: Contextualização

Contextualização da Computação:
Evolução dos computadores
Hardware x Software
Dispositivos de entrada, saída e híbrido
Dispositivo de armazenamento

Encontro 3

Assunto: S.O.

Sistema Operacional. Navegadores. Segurança na internet.
Definição de sistema operacional
Entrevista
História dos Sistemas Operacionais
Como funciona a internet
Navegadores

Encontro 4

Assunto: Segurança

E-mail. Buscadores. Segurança na internet.
Uso do e-mail [1]
Uso do e-mail [2]
Buscadores
Senha
Criptografia
Phishing
Segurança nas redes sociais

Encontro 5

Assunto: Nuvem

Apresentação da Suíte do Google. Google Drive. Pastas. Compartilhamento.

Encontro 6

Assunto: Revisão

Atividade prática e revisão da avaliação 1.

Encontro 7

Assunto: Prova

Avaliação 1.

Encontro 8

Assunto: Correção

Correção da Avaliação 1.

Encontro 10

Assunto: Editor

Editor de texto online.

Trabalho 3

Encontro 11

Assunto: Planilha

Planilha eletrônica online.

Trabalho 4

Encontro 12

Assunto: Planilha

Planilha eletrônica online.

Trabalho 5

Encontro 13

Assunto: Apresentação

Apresentação de slides online.

Trabalho 6

Encontro 14

Assunto: Revisão

Revisão para avaliação 2.

Encontro 15

Assunto: Prova

Avaliação 2.

Encontro 16

Assunto: Notas

Avaliação Recuperativa.

Avaliações/Trabalhos

Conteúdo: Editor de texto, planilhas eletrônicas e apresentação (slides).

Avaliação Recuperativa

Agronomia: 15/dez

Conteúdo: Toda ementa.

Plano de ensino

Metodologia: Os procedimentos utilizados centram-se na atividade reflexiva e interativa do aluno, resgatando suas concepções através da ação – reflexão - ação sobre o objeto do conhecimento. As atividades propostas são pautadas através de situações – problemas, pesquisa de campo, entrevistas/relato de experiências relacionadas à disciplina, estudos de caso, estudos de textos e exposições dialogadas. As gravações das atividades síncronas serão previamente informadas pelo docente e, se algum discente for contrário à exposição da sua imagem e voz, o mesmo poderá desligar a sua câmera e se comunicar com os demais via chat, pois a liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o discente de realizar as atividades originalmente propostas. O Componente Curricular será desenvolvido de forma remota, e serão realizadas atividades síncronas e assíncronas, com apoio de tecnologias de ensino. Para isso, serão utilizadas a plataforma de Webconferência Google Meet e o Ambiente Virtual de aprendizagem Moodle para as avaliações. A disponibilização de materiais se dará pelo site pessoal do professor (www.rogerio.in). Nas atividades síncronas, via Google Meet, serão realizadas aulas teóricas, expositivo-dialogadas, poderá haver exibição de vídeos, apresentações, com explanações e discussões/debates sobre os conteúdos, permitindo a interação docente-discente. Também serão indicados e-books gratuitos, vídeo-aula ou os disponíveis na Biblioteca Digital da Unipampa. Os conteúdos também serão trabalhados de forma assíncrona, a partir de vídeos e leituras de capítulos de livro. Para atendimento e comunicação com os discentes matriculados na componente será usado o E-mail institucional. A frequência das atividades síncronas será registrada através de formulário on line disponível durante a aula. A frequência das atividades assíncronas será registrada através da entrega da atividade indicada na plataforma.
SOBRE DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM: Os materiais disponibilizados aos acadêmicos são exclusivamente para fins didáticos, sendo proibida a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas das leis vigentes. Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser devidamente referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio. Somente poderão ser gravadas pelos alunos as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais. Ao início das atividades síncronas o professor irá informar previamente aos alunos que a mesma será gravada. O aluno que não concordar com a gravação deverá fechar a sua câmera e o microfone, manifestando-se apenas pelo chat, mantendo a sua liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz preservada, o que não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas; É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. Os materiais disponibilizado no Moodle possuem licença de uso e distribuição específica, sendo proibida a reprodução e distribuição do material cuja licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem: A avaliação do processo de ensino-aprendizagem será um procedimento contínuo, cumulativo e sistemático. Serão realizadas duas avaliações teóricas, que compreenderão os conceitos básicos para o componente, interação com outros componentes curriculares e finalidades do mesmo na atividade do futuro profissional, expostos e discutidos previamente em sala de aula. As avaliações serão individuais, via AVA Moodle, e serão realizadas no horário da aula. Cada avaliação teórica valerá 10. Uma nota final (NF), de zero a dez (0 - 10) será atribuída ao discente, composta pela média das duas avaliações teóricas. Toda avaliação solicitada que não tenha sido entregue pelo discente na data combinada, receberá a nota 0,00 (ZERO).
Plágio: Constitui-se plágio a cópia parcial ou integral de materiais impressos ou da internet, bem como a utilização de ideias expostas nestes textos se não forem devidamente indicados o seu uso por citação expressa. O ambiente acadêmico é de criação, de conhecimento e de constituição de autoria, e não de cópia. Assim, a todo trabalho plagiado será atribuída nota 0,0 (ZERO) e não será permitido ao discente refazê-lo. Será aprovado o aluno com nota maior ou igual a 6,0 e frequência maior ou igual 75%.

Atividades de Recuperação Preventiva do Processo de Ensino-Aprendizagem: Será oportunizado a realização de atividades de recuperação para os alunos que não conseguirem acompanhar as atividades remotas no momento em que estiverem sendo desenvolvidas (atividades síncronas). Os alunos devem solicitar ao professor, via e-mail institucional, em até 72 horas, a recuperação da atividade semanal, evitando assim prejuízos na construção do aprendizado. A solicitação é confirmada após a acusação do recebimento do e-mail pelo docente e o envio do plano de atividades com prazo definido para entrega. O não cumprimento do plano de atividades de recuperação solicitada acarreta em prejuízos na frequência e também na nota As atividades de recuperação preventiva do processo de ensino-aprendizagem visam permitir que o aluno recupere o conteúdo que não foi internalizado durante as aulas. O discente que faltar a uma das avaliações terá direito a realizar uma nova avaliação, deste que a falta seja devidamente justificada, observando-se os critérios da Instituição. O aluno com nota final (NF) inferior a seis (6,0) que apresente frequência igual ou superior à 75%, poderá considerar a Nota de Trabalhos (NT) ao final do semestre. Esta nota englobará todos os trabalhos entregues que foram entregues nas datas definidas a priori e, após essa consideração, a NF será definida como: NF = (MS + NT)/2, onde MS é a média do semestre, e NR é a nota obtida na avaliação de recuperação. O aluno deve atingir nota final (NF) igual ou maior que 6,0 e mínimo de 75% de frequência no componente curricular, para ser aprovado. Frequência: A nota final mínima para aprovação é 6,0, condicionada ao mínimo de 75% de frequência; as licenças e afastamentos discentes devem estar de acordo com as possibilidades elencadas na Resolução 29/2011 e na legislação vigente, conforme Ofício PROGRAD no 133/2019.

Bibliografia

Básica:

  • SILBERSCHATZ, Abraham. Fundamentos de sistemas operacionais. 9. Rio de Janeiro LTC 2015 1 recurso online ISBN 978-85-216-3001-2.
  • SILVA, Mário Gomes da. Informática terminologia: Microsoft Windows 8, Internet, segurança, Microsoft Word 2013, Microsoft Excel 2013, Microsoft PowerPoint 2013, Microsoft Access 2013. São Paulo Erica 2013 1 recurso online ISBN 9788536519319.
  • MANZANO, José Augusto N. G. Guia prático de informática terminologia, Microsoft Windows 7, Internet e segurança, Microsoft Office Word 2010, Microsoft Office Excel 2010, Microsoft Office Powerpoint 2010, MS Office Access 2010. São Paulo Erica 2011 1 recurso online ISBN 9788536519265.

Complementar:

  • MACHADO, Dinamara Pereira. Educação a distância fundamentos, tecnologias, estrutura e processo de ensino e aprendizagem. São Paulo Erica 2015 1 recurso online ISBN 9788536522210. - MANZANO, André Luiz Navarro Garcia. Estudo dirigido de Microsoft Office Word 2003. 2. São Paulo Erica 2008 1 recurso online ISBN 9788536519166.
  • MANZANO, André Luiz Navarro Garcia. Estudo dirigido de Microsoft Office Word 2003. 2. São Paulo Erica 2008 1 recurso online ISBN 9788536519166.
  • PREPPERNAU, Joan. Microsoft Office Word 2007. Porto Alegre Bookman 2014 1 recurso online (Passo a passo). ISBN 9788577800872.
  • WU, Tim. Impérios da comunicação do telefone à internet, da AT&T ao Google. Rio de Janeiro Zahar 2012 1 recurso online ISBN 9788537808993.
  • IDANKAS, Rodney José. Informática para concursos. 5. Rio de Janeiro Método 2014 1 recurso online (Concursos públicos). ISBN 978-85-309-5920-3.